Notícias

Projeto Jogue Limpo vem sendo procurado cada vez mais pelos moradores
Projeto Jogue Limpo vem sendo procurado cada vez mais pelos moradores

O objetivo é incentivar a reciclagem e a separação correta do lixo para os mais de 217 mil habitantes do município

O projeto Jogue Limpo é um processo de reciclagem para reaproveitar os itens descartáveis. O incentivo é do Governo Municipal de Criciúma, por meio da Fundação de Meio Ambiente (Famcri), com objetivo de conscientizar a reciclagem e a separação correta do lixo para os habitantes do município. Apenas 40% dos resíduos recolhidos em ação da coleta seletiva são aproveitados e os outros 60% são descartados por serem materiais não-recicláveis.

O projeto visa melhorar o meio ambiente e a vida das pessoas, aderindo este programa o cidadão terá redução na Taxa de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos (TCDRS) em até 50%. “Pouco menos de um mês do lançamento desta campanha, estamos muito satisfeitos com a adesão dos cidadãos criciumenses ao programa. Sabemos que temos muito a evoluir em relação a coleta seletiva mas, temos a certeza que conseguiremos atingir nossa meta que é coletar e reciclar 200 toneladas por mês, com esforço e dedicação chegaremos lá”, ressalta o gerente do Ecoponto e gestor do projeto, Dhido Serafim.


Como utilizar

Separar o lixo corretamente: papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros, é importante higienizar os materiais antes de serem entregues. Após isso, o cidadão deve se deslocar até os PEV’s espalhados pelo município.

O morador poderá acompanhar o seu saldo, informações e pontos de entrega mais perto da sua residência diretamente pelo aplicativo 5R Cidadão, disponível na App Store e Play Store.

Pontos das PEV’s

Há 13 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de reciclagem já em funcionamento na cidade, eles estão situados nos Parques das Nações Cincinato Naspolini, dos Imigrantes e Municipal Prefeito Altair Gudi, e nas Intendências do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta Linha.

A população deve procurar os locais entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, é necessário comunicar e procurar na área administrativa o profissional responsável por cada ponto para realizar a pesagem e garantir o desconto na taxa de lixo.

Escrito por: Paulo Fernandes - Imagem: Divulgação/Decom

voltar