Notícias

Famcri passa por capacitação de projeto ambiental Aromas na Escola
Famcri passa por capacitação de projeto ambiental Aromas na Escola

Qualificação foi ministrada pela engenheira agrônoma da Epagri, Lidiane Camargo, criadora do projeto

Uma parceria entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) capacitou profissionais para a implantação do projeto Aromas na Escola. O projeto tem como objetivo realizar um trabalho com hortas escolares para ultrapassar o aprendizado sobre as técnicas de plantio, manejo do solo, cuidado com as plantas e incentivo à alimentação saudável.

A capacitação foi ministrada pela engenheira agrônoma da Epagri, Lidiane Camargo, criadora do projeto. “Queremos explicar um conceito chamado alfabetização ecológica que vai além da educação ambiental como disciplina escolar, elevando esse pensamento em termos de relações, padrões, processos e contexto”, conta.

Foram abordados temas como: cheiro de terra sobre saúde do solo, compostagem e cores da terra, cheiro de comida, que explica sobre nutrição, cultivo de hortaliças, frutíferas e plantas aromáticas, cheiro de flor, que conta sobre o plantio de flores e ornamentais e cheiro de chá com o resgate e cultivo de plantas bioativas.

“A educação ambiental é fundamental para a conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivemos, para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente. Oferecer uma capacitação auxilia na melhoria na produtividade dos nossos serviços e esse é sempre nosso maior objetivo”, explica a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

O projeto vai ser aplicado no início do ano letivo. As escolas interessadas em participar podem entrar em contato com a Famcri pelo telefone o (48) 3445-8811ou pelo e-mail dptoeaucafamcri@gmail.com.

voltar