Famcri participa de conferência sobre meio ambiente

Evento contará com a participação de 35 escolas da rede municipal, estadual e privada da região

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) participa nesta quinta-feira (19) da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento será realizado no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) a partir das 13h. Com o tema ‘Vamos cuidar do Brasil cuidando das Águas’ a conferência tem como objetivo promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular ações e projetos no contexto da temática socioambiental.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é constituída pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) contando com diversos parceiros. “É importante que os cidadãos, desde cedo, entendam a importância da preservação da água. A conferência pelo meio ambiente é um processo pedagógico, dinâmico, com encontros voltados à valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental”, salientou a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

De acordo com Dilcineia Nazário Fernandes, consultora educacional da Gerência Regional de Educação (Gered), a conferência tem mobilizado aproximadamente 100 adolescentes. “Ao todo serão 35 escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino da região participantes, e conta com um representante com idade de 11 a 14 anos das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental”, explica.

Durante todo o mês foram realizadas as conferências nas escolas, trabalhando o tema e elaborando projetos voltados à reutilização, captação, e economia de água na escola. No dia 9 de maio acontece a conferência estadual em Florianópolis onde cinco dos projetos ganhadores serão apresentados.