Notícias

Famcri e Saer realizam vistoria aérea pela cidade
Famcri e Saer realizam vistoria aérea pela cidade

Um dos objetivos do sobrevoo foi a verificação da Lagoa do Verdinho

Com o objetivo de conhecer melhor as nascentes e os cursos de água da cidade, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) juntamente com o Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil, coordenado pelo comandante do Saer, delegado Gilberto Mondini, realizou nesta segunda-feira (13) um sobrevoo pela cidade.

Um dos objetivos do sobrevoo foi a verificação da Lagoa do Verdinho, localizada no bairro Verdinho. “Recebemos através dos vereadores da comunidade e da própria comunidade o pedido para a verificação dessa área de preservação ambiental. Após uma vistoria terrestre percebemos a necessidade de realizar esse sobrevoo para poder ter maior acesso à área”, explica a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

A área da lagoa, de acordo com a Lei Municipal nº 4.276, de 2001, é de proteção ambiental e, no limite de 100 metros da margem, não se pode desenvolver atividades que comprometam a fauna e a flora. Entretanto, nos últimos 10 anos houve uma drástica diminuição do volume de água na lagoa.

“O sobrevoo foi de suma importância, já que com ele tivemos acesso direto à nascente, o que não teríamos no plano terrestre ou por aplicativos de localização via internet. Essa vistoria aérea nos apresentou possíveis causas da diminuição do volume de água. Com isso, será feito um relatório que será apresentado à comunidade com medidas que devem ser adotadas”, explica o engenheiro agrônomo da Famcri, Rodrigo Diomário da Rosa.

Além da vistoria no recurso hídrico, a Famcri também sobrevoou o Morro do Céu, a área central e os bairros Naspolini e Vila Zuleima.

voltar