Famcri comemora 10 anos com posse de Super Fiscais do Meio Ambiente

Estudantes escolhidos para o programa serão parceiros da fundação na fiscalização do meio ambiente

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) completou 10 anos nesta terça-feira (4). Fundada em 2008, mantém até hoje a missão de promover desenvolvimento sustentável. A celebração foi realizada na sede da Famcri, no Parque Natural Municipal Morro do Céu, com a presença de servidores da fundação, vereadores e autoridades do município.

Durante o evento, foram empossados os Super Fiscais do Meio Ambiente. São dez estudantes e seus suplentes, escolhidos por meio de uma redação com o tema: ‘Por que eu devo ser escolhido um super fiscal do meio ambiente?’, para serem parceiros da fundação na fiscalização e cuidado com o meio ambiente nos bairros de Criciúma.

Os estudantes receberam crachá, colete e um bloco de constatação de infração ambiental. “Eles serão nossos olhos dentro das comunidades, aprendendo desde cedo a cuidar do nosso planeta. É o verdadeiro significado deste dia, a Famcri somos todos nós, o meio ambiente somos todos nós”, discursou a presidente Anequésselen Bitencourt Fortunato.

Ex-servidores e também ex-presidentes da Famcri marcaram presença no aniversário, como o presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Colombo. Ele foi o segundo presidente na história da fundação. “Mesmo que não estejamos diretamente aqui, nós jamais vamos no separar do meio ambiente. Não temos como viver sem água, ar ou sem solo. Precisamos de tudo isso para a nossa sobrevivência. E é nossa responsabilidade cuidar e preservar”, enfatizou o vereador.

Em comemoração aos 10 anos, entre os dias 24 e 28 de setembro, ocorrerão visitas guiadas pelo Horto Florestal Municipal Antônio José Tolé Guglielmi. As escolas interessadas em participar podem ligar para a sede da Famcri no telefone 3445-8811 e agendar uma visita. Será realizada também, em alusão ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, a premiação do II Concurso Fotográfico ‘Águas de Criciúma’ na Prefeitura de Criciúma.