Notícias

Famcri: aquisição de drone vai intensificar fiscalização
Famcri: aquisição de drone vai intensificar fiscalização

Fiscais receberam capacitação para operar o aparelho em situações de risco

A utilização de drones já é uma realidade em muitas operações sensíveis que necessitam de imagens ou vídeos de forma ágil e rápida. Na fiscalização ambiental não é diferente, por isso, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) conta agora com o apoio de um drone, um aparelho controlado remotamente, para auxiliar na fiscalização ambiental. Nesta terça-feira (27) os fiscais do meio ambiente receberam uma capacitação para utilizar o aparelho.

As aulas foram ministradas pelo especialista em fotografia com drone, Rodrigo Cechinel e foram divididas em duas partes. Na primeira aula os profissionais aprenderam sobre o operacional do aparelho. Já na segunda parte, aprenderam como capturar imagens. A prática foi realizada no Parque Centenário, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

De acordo com o diretor de licenciamento ambiental da Famcri, Felipe Soratto, o drone agrega tecnologia ao trabalho de fiscalização e dá mais rapidez para as ações de planejamento e monitoramento. “A aquisição foi necessária para realizar a fiscalização em tempo real e locais mais remotos. Nossos fiscais tiveram a oportunidade de aprender o funcionamento e agora podem colocar em prática”, revela.

O aparelho tem raio operacional de até 1,5 km e autonomia de até 25 minutos de uso. A câmera digital de alta resolução faz gravação de imagens em tempo real. “Os drones são ágeis e seguros. Possibilitam ainda segurança não expondo o fiscal a situações de risco desnecessárias. Muito úteis para adquirir informações, mapeamentos, levantamento, obtenção de imagens”, explica a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.

Qualquer denúncia sobre crimes ambientais pode ser feita através do telefone (48) 3445-8811 ou pela Ouvidoria no 156.

voltar