Novidades

Cultura, valorização de talentos e meio ambiente em Festa da Família na Abadeus
Cultura, valorização de talentos e meio ambiente em Festa da Família na Abadeus

A Associação Beneficente Abadeus promove neste sábado (19) a Festa da Família - Gerações que Transformam, que vai reunir pais e alunos dos programas socioculturais, educacionais e profissionalizantes desenvolvidos pela entidade e que beneficiam pessoas de vários bairros de Criciúma e municípios vizinhos, como Cocal do Sul e Forquilhinha. O evento inicia às 14h, na sede da entidade, no bairro Cristo Redentor, com uma programação repleta de atrações, desde culturais a socioambientais, voltadas à integração e sensibilização ecológica.
O evento tem o apoio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Professor Vilson Lalau, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Associação de Moradores do Bairro Cristo Redentor.
Em sua parte cultural, a programação prevê a apresentação da Camerata (Sinfonia de Talentos), da Orquestra de Metais e Coral Infantil Abadeus, além da exposição fotográfica “Olhares da Comunidade”, que traz imagens feitas por pessoas da comunidade, sobre o Bairro Cristo Redentor. Os participantes aprenderam sobre fotografia durante uma oficina realizada pela Abadeus, pensaram sobre a realidade local e o que eles querem para o futuro da comunidade e transmitiram isso para as fotos.
Na parte de sensibilização ambiental, haverá doação de mudas de plantas nativas e distribuição de material sobre boas práticas ecológicas e recolhimento de pilhas, lâmpadas e lixo eletrônico pela Famcri, além da realização de oficinas de papel artesanal, de brinquedos com material reciclável e de compostagem doméstica.
“O objetivo da festa é fortalecer os laços da entidade com a comunidade e os laços afetivos e familiares entre os alunos atendidos. Também reforçar a conscientização ambiental trabalhada há anos, com a parceria da Unesc e da Famcri e valorizar os talentos da comunidade por meio de apresentações. Vamos reunir cultura, meio ambiente e valorização humana”, afirma a diretora da Abadeus Shirlei Monteiro.
O evento também foi pensado para arrecadar recursos para a entidade adquirir equipamentos necessários para melhorias em sua rede elétrica. Para isso, quitutes estarão à venda em barraquinhas.
Unesc na comunidade
Há cerca de quatro anos a Unesc desenvolve projetos de extensão na comunidade do Bairro Cristo Redentor tendo a Abadeus como parceira. Segundo um dos coordenadores do projeto “Ampliação da gestão ambiental e de resíduos sólidos para a comunidade de entorno da Associação Beneficente Abadeus”, José Carlos Virtuoso, ações como oficinas de sensibilização sobre meio ambiente e valoração de resíduos orgânicos com a exposição e montagem de composteira são algumas das atividades desenvolvidas.
Para Shirlei, a atuação da Universidade tem colaborado para trazer um novo olhar sobre as questões ambientais na comunidade. Além da atuação na Abadeus, a Unesc é parceira de ações realizadas pela Famcri no Bairro Cristo Redentor.


*Texto elaborado pelo Setor de Comunicação Integrada da Unesc.

voltar